Página Inicial
   Capanema
   Como Chegar
   Depoimentos
   Eventos
   Galeria de Fotos
   Gastronomia
   Hospedagens
   Links Úteis
   Notícias
   Parceiros
   Atrativos
   Quem Somos
   Telefone Úteis
   Fale Conosco
   Busca:
 
 
Meluco | Agência Web

Administração Municipal de Capanema

A Prefeitura Municipal de Capanema, tem como prefeito o Sr. Milton Kafer e têm apoiado muito o Turismo desde o início dos projetos de implantação. Através da Prefeitura contamos com a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo dentro da mesma contamos com a Diretoria de Turismo: Criada para atender a necessidade de exploração do turismo na cidade, tem como diretora Cláudia Ferronato. Agindo em parceria com proprietários rurais, foram criados o roteiro de turismo rural “Doce Iguassu” e a marca “Natural do Campo”, que valorizam a produção local de alimentos orgânicos e as belas paisagens naturais, evidenciadas pela presença do Parque Nacional do Iguaçu e do rio Iguaçu.
            * O roteiro de turismo Doce Iguassu oferece opções turísticas a visitantes que desejem conhecer a cidade, entre elas estão: artesanato, produtos orgânicos, balneários, campings, passeios de barca, rafting, vista do rio Iguaçu e do Parque Nacional através do mirante, bem como sugestões de hospedagem e restaurantes.
            * A marca Natural do Campo surgiu da necessidade de organizar a comercialização dos produtos locais, principalmente os derivados da cana-de-açúcar como o açúcar mascavo e o melado. A cidade possui tradição na produção de alimentos oriundos da agrotransformação por pequenos produtores rurais.
            Através de ação planejada da administração municipal, entidades apoiadoras e iniciativa privada, foi criada uma marca coletiva para a produção local, que visa uma qualidade diferenciada através da marca Natural do Campo.

ECOPARANÁ

O Serviço Social Autônomo Ecoparaná trata-se de uma empresa privada, sem fins lucrativos, de interesse coletivo, criado através da Lei Estadual nº 12.215/98, com sede em Curitiba, atua na criação, desenvolvimento e implementação de projetos turísticos, que valorizem as características naturais e culturais, visando o desenvolvimento sócio-econômico local.
Parceiro junto ao Programa de Desenvolvimento do Turismo Sustentável no Entorno do Parque Nacional do Iguaçu.

EMATER

A Emater têm apoiado a Associação nos projetos de implantação do Turismo em nossa cidade.
O Serviço de Extensão Rural, no Paraná, foi criado em 20 de maio de 1956, em decorrência de convênio entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos. Era então denominado Escritório Técnico de Agricultura -  ETA Projeto15.
A missão da EMATER É contribuir, de forma educativa e participativa,
para o desenvolvimento da agricultura, para o desenvolvimento rural sustentável e para a promoção da cidadania e da qualidade de vida da população rural.
 

IAP - Instituto Ambiental do Paraná

O IAP é parceiro da Associção de Turismo no projeto de regulamentação ambiental. O Instituto Ambiental do Paraná - IAP, entidade autárquica, foi instituído em 1992, através da Lei Estadual no 10.066, de 27 de julho com a criação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.Sua missão é proteger, preservar, conservar, controlar e recuperar o patrimônio ambiental, buscando melhor qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável com a participação da sociedade.

IBAMA - INST. CHICO MENDES

Parceiro no desenvolvimento do turismo sustentável em Capanema.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, foi criado pela Lei nº 7.735, de 22 de fevereiro de 1989. O IBAMA foi formado pela fusão de quatro entidades brasileiras que trabalhavam na área ambiental: Secretaria do Meio Ambiente - SEMA; Superintendência da Borracha - SUDHEVEA; Superintendência da Pesca – SUDEPE, e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal - IBDF e o Instituto Chico Mendes.
O IBAMA, como órgão integrante do Sistema Nacional do Meio Ambiente-Sisnama, é o órgão executor  das políticas de meio ambiente e visa garantir que as ações públicas e privadas que interfiram na qualidade dos recursos ambientais sejam acompanhadas e mantidas num padrão de qualidade que garanta o equilíbrio ambiental.

O Instituto Chico Mendes, atua como orgão de conservacão e manutencão dos parques, estacões e reservas ecológicas.

 

Programa de Desenvolvimento do Turismo Sustentável no Entorno do Parque Nacional do Iguaçu

Parceiro no Projeto de Desenvolvimento Sustentável no Entorno do parque Nacional do Iguaçu.
O Programa de Desenvolvimento do Turismo Sustentável no Entorno do Parque Nacional do Iguaçu, vem atender a demanda da sociedade que durante as reuniões públicas de elaboração do Plano de Manejo, sugeriram algumas ações para corrigir a falta de alternativas de desenvolvimento para a região, dentre elas: Estimular e apoiar a elaboração de diagnóstico das potencialidades turísticas do entorno e estimular o desenvolvimento do ecoturismo e do turismo rural nessa área.
Capanema foi um dos municípios onde a mobilização da comunidade em torno do tema impulsionou o programa. Iniciaram-se, então os trabalhos de estruturação da oferta turística, com uma ação mais direcionada nos atrativos do município.

Programa Nacional de Municipalização do Turismo PNMT

Capanema faz parte do Programa Nacional de Municipalização do Turismo, o qual já está na fase de REGIONALIZAÇÃO.

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA REGIONALIZAÇÃO:
 Participação dos segmentos sociais, empresariais e governamentais
 Sustentabilidade dos destinos
 Integração dos interesses das pessoas e instituições
 Descentralização para governanças regionais
 Formação de parcerias
 Formação de Roteiros Regionais Integrados

OBJETIVOS:
 Diversificação da oferta turística
 Qualificação do produto turístico
 Estruturação dos destinos turísticos
 Ampliação e qualificação do mercado de trabalho
 Ampliação de consumo no mercado nacional
 Aumento de inserção competitiva no mercado internacional
 Aumento do fluxo, da permanência e do gasto dos visitantes

MÓDULOS OPERACIONAIS:
1. Sensibilização – Pato Branco
 Apresentação do Programa
2. Mobilização – Palmas
 Fortalecer os atores municipais
3. Institucionalização da Governança Regional – Francisco Beltrão
 Eleger o Órgão Gestor da Região
4. Plano Desenvolvimento do Turismo Regional – D. Vizinhos
 Elaboração do Plano

Roteiro Doce Iguassu | Todos os direitos reservados | 2007